sábado, 16 de abril de 2016

Brasil - Lula da Silva llama a defender los cambios positivos en su país

Em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta sexta-feira (15), o ex-presidente Lula dirigiu-se aos parlamentares que estão em sessão plenária de debate do pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Lula destacou que “divergir do governo, criticar os erros e cobrar mais diálogo e participação” é o papel do Legislativo, mas “outra coisa é embarcar em aventuras, acreditando no canto de sereia dos que se sentam na cadeira antes da hora”.

“Quem trai um compromisso selado nas urnas não vai sustentar acordos feitos nas sombras”, disse ele, numa clara referência à conduta conspiratória do vice-presidente Michel Temer, que atua na articulação do golpe.

Lula afirmou que “os deputados têm de pensar com muita serenidade” e não podem esquecer que “foi preciso muito esforço, muito sacrifício, para o Brasil conquistar respeito e credibilidade diante do mundo”.

“A partir de 2003, como todos sabem, o Brasil mudou muito e mudou para melhor. Juntos, superamos grandes desafios econômicos, políticos e sociais. Juntos, vencemos a fome e começamos a reduzir a desigualdade. Derrubamos o muro que dividia o Brasil entre os que tudo podiam e os que sempre ficaram à margem da história”, destacou.

E acrescentou: “Todo esse esforço pode ser jogado fora por um passo errado, um passo impensado, no próximo domingo” - texto completo