jueves, 14 de abril de 2016

Brasil - Temer (vicepresidente) y Cunha (diputados)... los dos jefes del golpe blando

por Jandira Feghali [1] - “Nem todos os homens foram feitos para dançar com dragões…” - A política nacional parece retratar quase perfeitamente a saga dos livros da ‘Crônica do Gelo e Fogo’, compilado literário do escritor George R. R. Martin e um sucesso na televisão mundial através da série Game of Thrones.

Tanto na ficção, quanto na nossa realidade, personagens extremamente sorrateiros tentam de forma desonesta chegar ao poder.

O vice-presidente Michel Temer se apequena cada vez mais, uma versão pobre e apagada de “Lord Baelish”. Já algum tempo vem gesticulando teatralmente com devaneios sobre um eventual governo seu. Na ânsia de tomar o lugar da presidenta Dilma Rousseff, eleita democraticamente com 54 milhões de votos, o peemedebista já divulgou uma carta melodramática, um áudio de whatsapp com discurso de uma posse ilusória e já imagina ministeriáveis numa gestão que não existe.

Articulado com o réu no STF e presidente da Câmara, Eduardo Cunha, Temer agride a democracia em cada atrapalhado, mas premeditado, passo.

Dois chefes do golpe branco que tentam impor ao país uma ruptura democrática, investindo contra o Estado Democrático de Direito com um único objetivo: usurpar a faixa presidencial. Fazem isso orquestrados com uma oposição cínica, num jogo de cartas marcadas por Cunha e sua trupe - texto completo