jueves, 25 de febrero de 2016

Brasil - terrorismo político derechista agrava la crisis del país

A situação da economia brasileira é difícil, mas está longe do caos. Esta foi a conclusão dos economistas Luiz Carlos Bresser-Pereira, Leda Paulani e Guilherme Mello, que participaram, nesta segunda (23), do Ciclo de Debates “Que Brasil é Este?”.

Cada um deles, contudo, apresentou seu próprio diagnóstico para a crise atual e propôs distintos caminhos para enfrentá-la.

Pacto pela Produção - Primeiro a falar, o ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira defendeu que, apesar dos problemas econômicos, o país não vive um momento caótico. Para isso, avalia, seria preciso um cenário de hiperinflação, que não se delineia no horizonte.

O economista, contudo, avaliou que, desde a redemocratização, o Brasil tem acumulado dificuldades na área econômica. “Nós fracassamos. Nós, elites brasileiras. Nós, brasileiros, fracassamos no plano econômico”, vaticinou.

Ele resgatou que, depois de um período de crescimento entre as décadas de 1930 e 1980, o país viveu uma década de grande crise da dívida externa e de alta inflação, que o levaram à estagnação - texto completo