domingo, 21 de agosto de 2016

Brasil - en 100 días el gobierno provisional acaba con la educación

Conquistas estão ameaçadas com cortes nas universidades federais e suspensão de bolsas para alunos nas privadas; há golpes também na configuração de órgãos criados para propor políticas para o setor.

São Paulo – Até 2003, a rede federal de ensino superior tinha ao todo 45 universidades, que somavam 148 campi espalhados pelas capitais e grandes centros urbanos brasileiros – unidades voltadas sobretudo para o ensino, a pesquisa e a produção de conhecimento, sem os quais um país não se desenvolve economicamente, e tampouco reduz as desigualdades regionais .

Naquele ano foi criado o Programa Expansão, para atender às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) quanto à ampliação da rede e do acesso ao ensino superior, para a formação de recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.

Pela primeira vez, novas universidades ou extensões das já existentes passaram a ser construídas no interior do país – chegando até a alguns rincões distantes – aproximando-se das necessidades e das potencialidades regionais - texto completo