miércoles, 23 de diciembre de 2015

Brasil - acción de STF sobre juicio No deja lugar a dudas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta (23) ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que não há margem para dúvidas sobre a decisão da Corte que, provocada por uma ação do PCdoB, anulou a formação da comissão especial que analisará o processo de impeachment. O ministro recebeu Cunha em uma audiência aberta a jornalistas.

Lewandowski também esclareceu a Cunha que não cabe ao Supremo responder questões em tese, sobre fatos que ainda não ocorreram.

O presidente do Supremo recebeu Cunha e mais quatro deputados para uma audiência que foi solicitada pelo presidente da Câmara. O encontro durou cerca de 30 minutos. Por determinação de Lewandowski, a reunião foi aberta aos jornalistas.

De acordo com a Folhapress, tal decisão foi interpretada como um sinal de extrema desconfiança do ministro em relação a Cunha e como uma forma de barrar qualquer tentativa de pressão do peemedebista sobre o STF, o que já teria sido relatado por ministros no passado.

Cunha solicitou o encontro para pedir que os ministros acelerem a publicação do acórdão, o documento final sobre o julgamento, e esclareçam, principalmente, como a Casa deve agir se a comissão única para formação da comissão do impeachment for rejeitada na eleição pelo plenário - texto completo